Comportamento Alimentar
e Metabolismo

A ciência mostra que a estratégia de emagrecimento mais eficiente é aquela viável para o momento de cada um, e depende de fatores como hábitos e preferências alimentares, estilo de vida, rotina e comportamento alimentar.
escolhendo alimentos saudaveis

Comportamento Alimentar e Metabolismo

Existem várias estratégias – com respaldo científico – para a reeducação alimentar e emagrecimento.

Perder peso não é fácil, e não depende apenas de “força, foco e fé”, pelo simples fato de não depender apenas da vontade do indivíduo em emagrecer. Depende do ambiente em que cada um vive, do contexto social e das respostas metabólicas e emocionais do corpo à restrição de energia imposta pela dieta de emagrecimento.

A ciência mostra que a estratégia de emagrecimento mais eficiente é aquela viável para o momento de cada um, e depende de fatores como hábitos e preferências alimentares, estilo de vida, rotina e comportamento alimentar.

Comer é muito mais do que obter energia, nutrientes e saciar a fome. Comer também pode ser motivado por prazer, pelo social ou por necessidade emocional, entre outros.

Confira alguns depoimentos de pacientes

    Envie suas dúvidas ou solicitações pelo formulário




    Comportamento Alimentar

    O comportamento alimentar uma característica executada de rotina, que engloba as ações relacionadas a: o que comer, como comer, quando comer, com quem comer e onde comer; e é atrelado aos sentimentos, crenças e experiências alimentares previas.

    Muitas vezes o comportamento é executado de forma inconsciente, devido a um hábito que foi formado em algum momento da vida, por um aprendizado. O hábito alimentar é um dos propulsores que definem como escolhermos e consumimos o que comemos.

    Sensações de fome e saciedade, e o apetite controlam a ingestão de alimentos, sedo o apetite modificado de acordo com o ambiente, o grau de estresse do momento, o visual e a palatabilidade dos alimentos, interferindo expressivamente no volume e no modo como os alimentos são consumidos.

    Existe uma infinidade de informações que devem ser avaliadas, analisadas e trabalhadas em um indivíduo quando se pretende mudar seu comportamento para favorecer um melhor estado nutricional.

    Nutrição Comportamental

    O trabalho da nutrição comportamental tem como objetivo melhorar a relação do indivíduo com a comida e com o corpo, minimizando medos, angústias, crenças disfuncionais e sofrimento, promovendo ao indivíduo confiança e sintonia com o próprio corpo e autonomia para as escolhas alimentares. Além do emagrecimento, essa abordagem atua de forma indireta na melhora das condições de saúde decorrentes do excesso de peso, como alterações metabólicas (diabetes, hipertensão, dislipidemia), doenças do coração, estômago e intestino.

    A abordagem da nutrição comportamental tem como foco o trabalho para mudança de comportamento, entendendo que tão importante quanto o que comemos, é o porquê comemos o que comemos e o quanto comemos.

    O acompanhamento nutricional durante as sessões é direcionado à construção de hábitos e incorporação de comportamentos alimentares favoráveis à manutenção da saúde, baseados no conceito de que não existem alimentos bons ou ruins; liberados ou proibidos; alimentos que engordam ou emagrecem, mas sim a maneira como comemos.

    Essa abordagem é indicada para indivíduos que tenham como objetivo:

    • reeducação alimentar
    • emagrecimento
    • controle da compulsão alimentar ou do comer transtornado

    Dietas restritivas e monótonas não são viáveis e ainda podem gerar redução do metabolismo, efeito platô, episódios de compulsão alimentar, ansiedade e oscilação de humor, além de afetar a qualidade do sono e disposição. A estruturação de uma relação mais saudável com o alimento e com o próprio corpo aumenta as chances de sucesso no tratamento e manutenção dos objetivos atingidos.

    O atendimento nutricional pode ser realizado de forma online ou presencial, sem diferenças no tratamento.

    × Como posso ajudar?